terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Click. Qual o mistério por trás das imagens em uma foto preto-e-branco? Fotografar encanta tantos, provavelmente deve ser um dos hobbies mais comuns(eu especialmente ainda prefiro escrever, talvez para desfarçar minha falta de aptidão para enquadrar uma simples paisagem). O verdadeiro sentido de tantos flashs seria congelar momentos de êxtase que não bastam somente estarem confinados em nossas mentes e eternizar rostinhos bonitos de modelos com belezas padronizadas, inflando seus egos à ponto de ocuparem todo um cômodo(e um artigo de seis páginas em uma revista) e destruindo a auto-estima de outros 10.000.


O que ocorre nas fotos preto-e-branco é uma demonstração mais expressiva das sensações passadas na foto. Talvez a ausência de detalhes multi-coloridos direicone o foco para o setimento que tenta recriar o momento original fugindo do papel fotográfico retangular. As imagens mostram-se mais fiéis ao centésimo de segundo. Intensificam a autenticidade sem um ar de hipocresia.



Em um digno entretanto, todas as fotos tem a capacidade de mentir, desde as polaróides. Felicidade instantânea no momento de um flash. Sorrisos amarelados, olhares estáticos longes da realidade, para fazer bem ao ego. Digamos, é de praxe, aceitável. A manchete de um jogo do nosso time que por trás do ar eufórico dos torcedores esconde um furacão de ira e violência que acaba por surgir entre bandeiras ao vento, vitórias e derrotas.






Vestir camisa verde e amarela na copa do mundo pra se vangloriar. Durante os quatro anos seguintes, deixa usar a camisa manchada de violência e os ternos da impunidade.


Eu gosto de fotos preto-e-branco. Também gosto das coloridas. Gosto das pessoas e dos momentos de cumplicidade ao redor de um bolo de aniversário. Click.

pôr-do-sol em preto-e-branco. utopia de cachorro.

7 comentários:

cgama disse...

amiigo :) concordo com vose,realmente as fotos mentem ,as fotos do RJ por exemplo.nas fotos pensamos que é uma cidade realmente maravilhosa :B mas nem imagina a quantidade de injustiça,violência,racismo,hipocrisia,corrupção,trafico e guerra entre policiais e traficantes.
morte.tristeza.
realmente imagens metem, e muito.
beejo ;*

Ferdi disse...

Sou tão confusa e perturbada quanto meus textos demonstram que eu sou.
Mas sou doce também, mais do que o normal, talvez isso eles não mostrem, mas só porque eu escrevo mesmo pra desabafar e geralmente as coisas boas conto pra amigos, não que eu não conte no blog, mas enfim, tento me esconder.

Sobre fotos, uma das coisas que mais amo é fotografar, pela beleza mesmo, a beleza em si me fascina de um jeito sobrenatural.
Eu me importo demais com a aparência, não a padronizada, claro, mas a que me agrada e essa é muito mais que importante pra minha pessoa, é primordial, por isso em geral minhas fotos me agradam, as outras só eventualmente.

Seu Hélio disse...

Interessante seu blog, visitarei com mais frequência


Aliás, também tenho um:

http://www.auquemia.blogspot.com

Está cnvidado a visitar

Murilo disse...

é...já dizem que o que os olhos não vêem o coração não sente. Na nossa vida tudo é disfarçado, camuflado. O que a mídia faz conosco nada mais é que mascarar a realidade, assim como muitas fotos.
Parabéns pelo blog!
Abraço!

Osmar Mesquita disse...

hehe muito bom..
e eu tb concordo que as fotos mentem uhuashas

o por do sol msmo sendo preto e branco...
ta lindo..
parabens pelo blog..
abraços

http://bombadigital.blogspot.com/

Fabíola Oliveira disse...

Fotos tiradas por pessoas não profissionais, t~em uma coisa:só são tiradas em momentos de alegria. Se uma foto é uma recordação de parte da nossa vida e se a tristeza também faz parte dela, por que não fotografar um momento triste também? Parece que quando a gente tira foto, quer esquecer dos momentos tristes. Eu nu8nca vi ninguém tirar fotos de um enterro. Seria até malcompreendida quem ficasse tirando foto em um enterro. Então, fica mais uma vez provado que o ato de tirar fotos está muito associado à felicidade, alegria.

queixa disse...

'Vou colecionar mais um soneto, outro retrato em branco e preto a maltratar meu coração'.
Tom Jobim já falava das fotos P/B!!

^^